Neste sábado (11/11), a Prefeitura de Contagem promoveu o ‘Dia D de Multivacinação’. A prefeita Marília Campos foi ver de perto o movimento na Unidade Básica de Saúde Água Branca, uma das 33 salas escolhidas para participar da ação, que aconteceu das 8h às 16h30. Diante da baixa procura, ela deixou o apelo para que quem ainda não atualizou o cartão de vacinas se dirija às unidades.
“Deixo aqui meu apelo à população: tragam suas crianças e adolescentes para vacinar. Juntos vamos garantir mais saúde para toda a nossa população”. Quem não conseguiu se vacinar ou mesmo levar os filhos, pode procurar durante a semana a sala de vacina mais perto da sua casa, das 8h às 16h30.
Ao longo de todo o dia a procura foi baixa, segundo a diretora de Imunização da Secretaria de Saúde, Clarissa Domingos de Castro. Na segunda-feira, a SMS divulgará um balanço consolidado da vacinação nas oito regionais da cidade. Ela adiantou que a cobertura vacinal ainda não superou o percentual ideal acima dos 95% para todas as vacinas disponíveis. “Quando não alcançamos esses percentuais orientados pelo Ministério da Saúde, todos corremos riscos com a volta de doenças que já não eram mais registradas”.
Com o objetivo de imunizar crianças e adolescentes de dois meses a menores de 15 anos, que precisam colocar em dia a caderneta de vacinação, o Dia D atraiu adultos com o cartão desatualizado para vacina, como a bivalente, contra a Covid-19.
“Eu já tinha tomado as quatro doses contra a Covid e aí eu aproveitei a oportunidade neste sábado para tomar a que estava atrasada. Sábado é um bom dia, pois geralmente a unidade está mais vazia, nem sempre há compromisso de trabalho e a gente se protege”, falou a servidora pública, Camila de Oliveira Machado, 41.
O "Dia D" faz parte da Campanha Nacional de Multivacinação e foi criado para prorrogar até o próximo sábado a cobertura vacinal deste público no município. Dentre as vacinas disponibilizadas estão: Hepatite B, VIP e VOP (poliomielite), rotavírus, pentavalente, Pneumocócica 10 valente, meningocócica C, febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba, rubéola), hepatite A, DTP (difteria, tétano e pertussis), DT (difteria e tétano), HPV, influenza, meningocócica ACWY. É importante comparecer a sala de vacina levando os seguintes documentos: certidão de nascimento/identidade da criança, Carteira de Identidade dos pais ou responsáveis, e Cartão de Vacina.
Acompanharam a prefeita o administrador Regional Eldorado, José Carlos de Menezes; os vereadores Bruno Barreiro e Edgard Guedes; além dos conselheiras e conselheiros da Regional Eldorado.